Considerando tomar melatonina para dormir? Entenda antes o que é e qual a importância desse hormônio, (lembrando que a melatonina não é um "remédio para dormir" como muitos pensam).
Responsável por regular o ciclo circadiano, ela é produzida naturalmente pelo organismo, mas pode ser ingerida em suplementos.
A melatonina é uma substância sintetizada a partir do aminoácido triptofano, pela nossa glândula pineal que fica localizada no centro do cérebro. Ela sofre influência direta da luz (que prejudica a liberação desse hormônio), e por isso seu pico de liberação acontece durante à noite, quando o abviente está mais escuro.
E afinal, para que serve a suplementação de melatonina?
O principal motivo para recorrer aos suplementos de melatonina é a melhora na qualidade do sono, já que ela contribui contra a insônia e faz com que o o sono seja mais longo e reparador. Porém, ela também oferece vários outros benefícios para a saúde.
Com seu efeito regulador sobre o ciclo circadiano, a melatonina também pode ser usada para aliviar a depressão sazonal. Esse transtorno é comum no inverno — especialmente em regiões onde a estação é mais longa, causando tristeza, sono excessivo e outros problemas.
Ela também tem uma excelenete ação antioxidante no organismo, sendo associada a um aumento na imunidade, contribuindoi para a prevenção de diversas doenças e auxiliando no tratamento de sintomas como: enxaqueca, fibromialgia, glaucoma, isquemia.
Por fim, também ajuda a reduzir a produção de ácido no estômago e os índices de óxido nítrico (substância que induz o relaxamento do esfíncter do esôfago). Com isso, a melatonina também pode ser útil em casos de refluxo gastroesofágico.
13 principais benefícios:
- Sono com melhor qualidade em menor duração..
- Regula os ciclos de atividade/repouso e sono/vigília.
- Ação antioxidante: ajuda a repor as células epiteliais expostas à radiação ultravioleta.
- Auxiliar na recuperação dos neurônios afetados pelo mal de Alzheimer ou por episódios de isquemia cerebral.
- Protege contra os danos cerebrais causados por Acidente Vascular Cerebral (AVC)
- Combate a insônia.
- Melhora o humor.
- Favorece o repouso completo e adequado, propício ao crescimento muscular.
- Controla a produção dos hormônios sexuais femininos.
- Combate os radicais livres
- Melhora na aparência da pele
- Sono mais profundo, com relaxamento, melhorando a disposição, diminuindo as tensões.
- Auxiliar no controle do colesterol alto.
Preciso de receita médica para tomar melatonina?
Não, porém é sempre indicado que você converse com seu médico para avaliar a real necessidade e indicações antes de iniciar qualquer tipo de suplementação.
Alguns alimentos podem contribuir para a produção natural do hormônio — como banana, nozes, laranja, arroz integral e outros. Além disso, como já mencionado, diminuir a exposição a luzes, durante a noite, também ajuda.
A suplementação de melatonina não costuma causar efeitos colaterais e é segura. Mas, se ela for usada sem critério e em quantidades muito altas, pode gerar sintomas como: pesadelos ou sonhos muito vívidos, fadiga ou sono exagerado durante o dia, além de falta de concentração e agravamento da depressão. Sendo assim, procure sempre adquirir seus suplementos em lojas confiáveis e pesquise sobre as marcas antes de comprar.
Selecionamos as melhores marcar de melatonina e disponibilizamos aqui em nosso site. Veja algumas opções clicando AQUI.
Fontes: Tua Saúde, Hospital Israelita Albert Einstein, USA Today, Instituto do Sono, Summit Saúde.
Acreditamos que nossas mesas, corpos e mentes podem ser abastecidos com o melhor que a natureza oferece! Atendimento personalizado, preço baixo e os melhores produtos naturais e suplementos do mercado. Entre em contato pelo Whatsapp: 11 9 9008 1190