Das três cores, a Maca Negra é a mais rara. A amarela representa cerca de 60% da colheita, a vermelha cerca de 25% e a preta cerca de 15%.
Em um estudo de 2009 na Universidade Peruana, a Maca Negra foi considerada a melhor maca para aumentar a motilidade e o volume da produção de esperma, bem como aumentar a libido. (Lepidium meyenii (Maca): uma planta das terras altas do Peru – da tradição à ciência, Gonzalez, CF, et al).
Em 2011, dois estudos diferentes, um da China e um do Peru, descobriram que camundongos de laboratório que receberam administração de Maca Negra melhoraram suas habilidades de memória e concentração em relação a outro grupo que recebeu a administração das outras variedades. (Efeito dose-resposta da maca negra em camundongos com comprometimento de memória, Rubio, J e … Maca preta (Lepidium meyenii) na perda de memória, vários).
Em 2010, uma equipe de 6 pesquisadores relatou que as Macas Vermelha e Negra foram as melhores para melhorar e proteger a estrutura óssea, especialmente em camundongos que tiveram seus ovários removidos. (Efeitos de diferentes variedades de Maca na estrutura óssea, Gonzalez, C et al.).
E em 2006 uma equipe peruana observou que, enquanto todas as Maca contribuíam favoravelmente para reduzir a depressão, a Maca Negra também melhorava as habilidades de aprendizado e concentração dos ratos de laboratório. (… Maca em Aprendizagem e Depressão, Rubio, J.).
Outras pesquisas em andamento sugerem que a Maca Negra funciona um pouco melhor do que as outras cores para fins de fortalecimento muscular e resistência. Mais estudos são necessários para confirmar esse efeito, mas essa é a opinião da maioria das pessoas que consome as 3 variedades.
Com base numa das pesquisas citadas, há quem possa achar que a Maca Negra é por vezes considerada como a “Maca dos homens”. Embora pesquisas e a opinião de consumidores indiquem que a Maca Negra funcione melhor para a fertilidade masculina e a libido do que outras cores de Maca, as mulheres podem ingerí-la regularmente. Isso porque a Maca, independentemente da cor, não contém hormônios. Em vez disso, ela estimula o corpo a alcançar um equilíbrio hormonal saudável. Por isso é chamada de adaptógena.
A maca é consumida há séculos na região central dos Andes. Essa raiz adaptógena é reconhecida pelas suas propriedades nutricionais extraordinárias desde a era pré-incaica, sendo considerada como um presente dos deuses e oferecida a eles em muitas de suas cerimônias. Os Incas conheceram e usufruíram de seus benefícios, usando-a para melhorar o desempenho físico, mental e sexual.
A Maca é uma raiz muito especial capaz de adaptar-se ao ambiente por conta própria. É uma das poucas plantas que podem crescer em baixas temperaturas, suportando o clima difícil dos Andes, sendo cultivada entre 3800-4200 m. Isso faz com que seja a cultura alimentar de crescimento em atitude mais elevada que se conhece. A planta Maca cresce em solos rochosos inóspitos para a maioria das outras vegetações. E prospera em condições climáticas extremas, como frio intenso, luz solar intensa e ventos fortes. Ela também resiste às pragas e doenças do planalto.
A planta Maca produz folhas, bem como uma pequena raiz, aproximadamente do tamanho de um rabanete. É a raiz que tem sido cultuada há milhares de anos devido à sua capacidade de aumentar a energia, resistência e fertilidade para as pessoas e animais que a comem. Há relatos históricos e científicos suficientes para não deixar dúvida de que a raiz de Maca possibilitou uma vida produtiva e saudável para muitas gerações de povos indígenas nas montanhas andinas.
Tamanha capacidade de adaptação e resiliência fazem dela um super alimento que empresta-nos a capacidade de adaptação para que nosso organismo encontre pontos de equilíbrio.
Todas as raízes de Maca provêm das mesmas sementes, crescem nos mesmos solos e pertencem à mesma espécie (Lepidium meyenii a.k.a Lepidium peruvianum). Por milhares de anos, isso não fazia a menor diferença: todas as cores de Maca eram colhidas e agrupadas na colheita e depois consumidas como uma mistura para aumentar a energia e a fertilidade.
Isso mudou no final dos anos 1990 quando pesquisadores começaram a descobrir que as diferentes cores das raízes tinham perfis nutricionais e benefícios potenciais ligeiramente diferentes. Desde então, a Maca foi separada em três fenótipos principais: preto, vermelho e dourado.
A Souly traz ao Brasil a primeira linha completa de Maca peruana: vermelha, preta e dourada. Porque ainda que todas elas compartilhem uma uma explosão de nutrientes comuns (porém em concentrações um pouco diferentes), elas também possuem alguns nutrientes bem específicos. O que faz de cada uma ideal para diferentes necessidades nutricionais.
Depois de colhidas, as duas variedades RAW (Vermelha e Negra) são cortados e desidratados em temperatura controlada sem jamais ultrapassar 45 ° C, de forma a preservar íntegras as enzimas e nutrientes da poderosa raiz. Já desidratadas, são moídas e peneiradas sem a adição de solventes ou qualquer outra substância artificial.
Já a Maca Dourada é desidratada logo após a colheita e passa por um processo de pré-cozimento a fim de remover parte do teor de amido e assim facilitar a digestão, sendo então moída e peneirada. Tal como as variedades Vermelha e Negra, todo o processo é limpo, sem uso de solventes ou aditivos artificiais.
A grande diferença entre as variedades RAW (crua) e a concentrada está, por um lado, na riqueza e integridade das enzimas e nutrientes preservados da Maca crua tal qual a natureza a fez. Porém, indivíduos com estômago sensível ou difícil digestão podem adaptar-se melhor à Maca Dourada concentrada.
Lembrando que a coloração diferenciada é perceptível apenas na fina pele da raiz. Por dentro elas são muito parecidas na cor. Depois de desidratada e moída, tal diferença fica quase imperceptível.
A Maca (Lepidium meyenni Walpers) pertence à família brassica (mostarda) e ao gênero Lepidum. Seus parentes mais próximos são a colza, a mostarda, o nabo e o repolho.
A planta Lepidium Meyenni cresce nos Andes em uma área muito restrita. É encontrada apenas na serra central do Peru, em Junín e Cerro de Pasco, em altitudes acima de 3500m, atingindo 4500m. Acredita-se que tenha crescido com maior distribuição territorial no passado.
Embora a espécie tenha crescido em altitudes mais baixas na Alemanha e nos EUA, as culturas não conseguiram produzir raízes de tamanho significativo.
As Macas Peruanas Souly são muito versáteis, assim como as proteínas! Podem ser usadas em bebidas (sucos, vitaminas e shakes), receitas (experimente acrescentar em massas, pães e bolos), em frutas (polvilhe com um pouco de canela védica e vibre com o sabor), em patês, cremes e mousses (os de abacate, cacau e maracujá são nossos preferidos).
Pode ser incorporada a dietas vegetarianas, veganas, crus e paleo a fim de prover nutrientes não obtidos por conta das restrições previstas nas mais variadas dietas alimentares.
A quantidade para ingestão pode variar de acordo com cada pessoa. A dose recomendada é no máximo 5g por dia. Porém, recomendamos sempre consultar um médico.
Ingredientes:
Maca Peruana Negra em pó.
NÃO CONTÉM GLÚTEN. NÃO CONTÉM LACTOSE.
*Conservar em recipiente fechado e protegido da luz, do calor e da umidade.
porção de 5g | 1 colher de chá | 20 porções
Informação Nutricional |
|
%VD (*) |
---|---|---|
Valor Energético |
30 kcal = 126 kJ |
2% |
Carboidratos |
4g |
2% |
Proteínas |
1g |
1% |
Gorduras Totais |
0g |
0% |
Gorduras Saturadas |
0g |
0% |
Gorduras Trans |
0g |
** |
Fibra Alimentar |
2g |
8% |
Sódio |
0mg |
0% |
Cálcio (4% VD)
Cobre (2% VD)
Ferro (3% VD)
Magnésio (3% VD)
Manganês (2% VD)
Potássio (31% VD)
Riboflavina (2% VD)
Tiamina (1% VD)
Zinco (5% VD)
(*) Valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo de suas necessidades energéticas.
(**) VD não estabelecido.
(***) Valor relacionado à porção comestível.
Acreditamos que nossas mesas, corpos e mentes podem ser abastecidos com o melhor que a natureza oferece! Atendimento personalizado, preço baixo e os melhores produtos naturais e suplementos do mercado. Entre em contato pelo Whatsapp: 11 9 9008 1190